Resenha: O código da Vinci (Dan Brown)

Título Original: The Da Vinci Code
Versão Brasileira: O código da Vinci
Autor: Dan Brown
Tradução: Celina Cavalcante Falck-Cook
ISBN: 85-99296-12-4
Gênero: Criptografia - Ficção
Editora: Arqueiro
Ano: 2006
Páginas: 367

                            Avaliação: ✩✩✩✩✩





Sinopse  

       Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton.
       Momentos antes de morrer, Saunière consegue deixar uma mensagem cifrada na cena do crime que apenas sua neta, a criptógrafa francesa Sophie Neveu, e Robert Langdon, um famoso professor de Simbologia de Harvard, podem desvendar.
       Os dois transformam-se em suspeitos e em detetives enquanto percorrem as ruas de Paris e de Londres tentando decifrar um intricado quebra-cabeça que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica.
       Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa  ao significado do Santo Graal.
       Mesclando com perfeição os ingredientes de uma envolvente história de suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos, Dan Brown consagrou-se como um dos autores mais brilhantes da atualidade.
O código da Vinci prende o leitor da primeira à última página.

 Resenha

    
        Robert Langdon está em descanso em um hotel em Paris após dar uma palestra sobre o simbolismo pagão oculto. Quando é chamado pela DCPJ ( Quase uma FBI francesa) para ajudar a investigar alguns símbolos deixados por Jacques Saunière antes de sua morte, após levar um tiro. Sophie Neveu criptógrafa (Neta de Saunière) e Robert Langdon estão em uma corrida contra o tempo, sendo eles ao mesmo tempo investigadores e principais suspeitos do assasinato.                   
        Robert e Sophie vão a procura de pistas nas obras de Da Vinci, e se deparam com um mistério que varias pessoas já tentaram desvendar: O Santo Graal. Nas ruas de Paris, e da Londres os dois estão tentando ao mesmo tempo desvendar o mistério e fugir da policia e do assassino, chega a tona uma antiga fraternidade secreta já existente desde os anos de Jesus Cristo, O Priorado de Sião.


                                                Imagem disponível em @bibliotecacrazy 
 
O livro retrata uma trama muito interessante e envolvente, trazendo em si varias obras de arte, documentos, trechos bíblicos e de rituais secretos. Traz uma linguagem coloquial, mas não muito difícil de se entender. Com uma capa muito elegante tendo em si O olhar de Mona Lisa e o homem vitruviano duas obras de Da Vinci. Traz folhas amarelas, ótimas para leitura sob luz forte e não cansativa para a visão, fonte média e apenas 367 páginas favorecem muito para a leitura, da para ler bem rápido. Enfim, se você procura um suspense com códigos e símbolos, e uma história que pode mudar a qualquer momento, o código Da Vinci é um ótimo entretenimento para você!
 
Tchau, obrigado pela visita!
Voltem sempre! 
 
 
 
      
          

24 comentários:

  1. Olá Romes.
    Ai está um livro que nunca chamou minha atenção, na verdade nunca li nada do Dan Brow, ainda não fiquei instigada o suficiente para me enveredar pela paginas do Dan.

    Bjs
    http://nosleitoras.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Romes, tudo bem?
    Sempre ouvi melhores opiniões sobre o autor, nunca cheguei a ler hehe, é um grande mistérios e investigações que já assisti alguns filmes que foram adaptados e simplesmente demais! Ficou boa sua resenha :D
    Fique com Deus!
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Não tenho o menor interesse em ler..não curto muito esse estilo. Mas assisti ao filme, não sei se é parecido.
    bjs

    http://serieslivroseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Um clássico. Um excelente livro. A história é genial, adoro esse livro, uma leitura digna de um bom leitor.

    http://palavrasdelucidez.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Tenho esse livro aqui na estante e ainda não encontrei tempo para ler, esse livro tem uma capa muito bonita, assim como sua diagramação, adorei a sua resenha, fiquei muito mais curioso.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Confesso que os livros do Dan Brown não me chamam muita atenção
    Sei que muita gente gosta e tudo mais, mas não faz muito meu estilo
    E gostei da sua resenha ;)
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Código da Vinci um livro que, quando foi lançado causou bastante polemica! Mas eu não sou tão fã assim, vi o filme, mas não me interessei pela leitura, já que o autor não me despertou tanto interesse para a sua escrita.
    Parabéns pela resenha.
    http://entrelinhaseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Amo Dan Brow!
    Sou suspeita para falar dos livros dele.
    Apesar de que O código da vinci é o que eu menos gostei!
    Realmente prende o leitor e lemos rapidinho!
    Amei a dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Comprei o box do Dan Brown na Black Friday e até hoje não li acredita?!
    Preciso arrumar um tempo, tinha me esquecido de como esse livro é interessante!

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  10. Oi, Romes! Tudo bem? Tenho muita vontade de ler algum livro do Dan Brown pois a premissa dos livros dele chama bastante a minha atenção. Um amigo meu disse que ia me dar "O Código Da Vinci" de presente, então estou esperando ele me dar para ler o livro! rs Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Romes!
    Confesso que nunca li o livro mas sou apaixonada pelo filme! Esse mundo das artes me encanta e me deixou ainda mais fascinada depois que estudei belas artes/apreciação estética na faculdade. Sério, depois que você se aprofunda no assunto, você fica quase viciado em artes hahaha.
    O enredo desse livro parece maravilhoso e com certeza darei uma chance para a leitura.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  12. Nunca Dan, mas tenho esse livro aqui comigo e mano to só esperando chegar a hora certa de ler. Otima resenha, me instigou, espero que essa hora chegue logo :)
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Romes!
    Esse é um dos meus livros preferidos, adoro Dan Brown! Adoro o jeito como ele mistura ficção e história, a gente aprende se divertindo!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  14. Sempre ouvir falar muito bem de Dan Brown e fiquei curiosíssima para ler esse livro. Histórias cheias de mistérios sempre me prendem.

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Romes.
    Meu primeiro contato com Dan Brown foi através desse livro que devorei, logo em seguida fui pra adaptação e permaneci mais um tempo mergulhada nesse enredo que amei.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  16. Oi Romes, tudo bem?
    Eu gosto muuuito desse livro, foi o primeiro que li do autor e só tenho elogios a fazer sobre a obra. O livro tem muitas reviravoltas e os capítulos são curtos, o que me fer lê-lo rápido. Você já assistiu o filme?! É muito bom também, e em minha opinião é uma ótima adaptação.
    Abraços

    Italo T - Eu li, e você?
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Italo!
      Não assisti o filme ainda, mas todos me falaram que foi muito bem adaptado.
      Em breve sairá a critica do filme.
      Abraços.

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. oiiii!! Vim conferir o post novo porque eu sempre esqueço de comentar mesmo eu vindo sempre que eu lembro. Como eu sigo um monte de blogs eu nunca sei quando cada um vai postar um texto novo e tal kkk eu fico todo perdido.. Enfim, aqui estou eu e adorei o post. Abraços, Guto!

    lumenseries.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá assisti o filme desse livro e gostei bastante
    Adoro um suspense e ele esta bastante tempo aqui na lista
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. OI,
    Eu amo esse livro, é um dos meus favoritos do Dan.
    Achei que filme foi fiel, mas ainda prefiro o livro. Tenho até o ilustrado! Fica bem melhor pra ver as paisagens, as pinturas, etc
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog To

    ResponderExcluir
  21. Eu devia ter uns 13/14 anos quando li e lembro que devorei, quase virei a madrugada lendo. O livro prende pq é muito bem construído, Dan Brown tem esse poder. Mas foi o 1º, no 3º já achei meio tudo igual. Quero reler pq já esqueci muita coisa.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  22. Oii Romes!

    Parabéns pela resenha!
    Já li esse livro e gostei bastante ^^ A capa é bonitinha ^^

    Beijos,Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  23. Nossa, li esse livro tem tanto tempo!
    Foi bom relembrar! Parabéns pelo blog! Muito bem estruturado e organizado. E parabéns pela resenha!
    www.escriturasdaalma.com.br

    ResponderExcluir